Powered By Blogger

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Baixando o Peso e o Colesterol.

Baixar peso e colesterol.

Meus caros muito bem... Muitos amigos gostariam de saber como saí de 90 kg e cheguei nos 78 kg (é claro que todas as taxas triglicérides, etc. e tal entrando na normalidade) uma taxa bem significativa foi o do colesterol ruim que baixou de 210 para 150 em três meses lembrando que a taxa normal é de 130 (tenho o compromisso com a minha médica de chegar nesse número até abril de 2012).

Pois bem, deixa eu começar a tecer aqui os detalhes dos três meses de para chegar aos números mencionados.

Primeiro passo e necessário a busca do médico.

Acho que a coisa mais importante é procurar um clinico geral e fazer todos os exames (visto que todo ano temos o cuidado de fazer a revisão no carro, e na nossa máquina humana? É amigos somos tão importantes quanto o nosso carro, ou muito mais.).

Resultados e puxão de orelha.

Em tendo ido ao médico, feito os exames (levar o puxão de orelha risos) tinha duas opções, principalmente pelo colesterol alto, tomar remédio. Como não sou dado a tomar remédio pedi permissão a minha médica de tentar baixar as taxas com alimentação (ela achou não conseguiria) com certa pulga atrás da orelha e certo ar de dúvida, foi dado a minha pessoa, exatos três meses para baixar o bem dito colesterol.

Missão cavernosa: a temida dieta.

O passo e o mais cavernoso de todos, começar a fazer a dieta, queridos e queridas que ora leem a primeira coisa a dizer é que É MUITO DIFÍCIL, diria uma missão árdua, mas totalmente alcançável. Lembre-se disso é perfeitamente possível.

Gostaria de falar, um pouco como uma pessoa curiosa e que já fez como teste algumas dietas, tais como, proteína, suco, carboidrato dentre outras, por si só elas funcionam, mas essas dietas por mais de duas semanas é uma besteira bem grande (pelo menos eu acho).

Então o que eu fiz? Serei breve nas assertivas, até para esse breve texto não fique longo. Com a experiência de fez um monte de dietas, cheguei à conclusão de que o corpo precisa de “um certo choque” no primeiro mês e sem isso, ele boicota toda a nossa tentativa de ficar mais magrinhos é verdade, isso acontece mesmo.

O primeiro mês.

No começo o que fiz basicamente foi cortar a totalidade de gordura do cardápio, sim amigos(as) aquelas gordurinhas que dão sabor a comida e nos fazem comer um pouquinho a mais. Lembram daquele bolo tipo floresta negra, com aquele recheio de dar água na boca, pois bem isso ficará em uma lembrança de um passado qual quer, pelo menos no primeiro mês (faça um teste coloque um bolo gorduroso desse em um prato e em outro ponha um bolo de fubá por exemplo, observa na hora da limpeza e veja o bem que está fazendo ao seu corpo).

Outra coisa é a gordura embutida nos alimentos industrializados, como bolachas recheadas, dentre tantos industrializados, você é bem inteligente para saber quais são. Frituras em geral, aquele coxinha suculenta (nem pensar), carnes magras sempre, principalmente carne branca (sei que deve estar pensando naquele gordura da picanha, esqueça!), lhe convido a fazer um teste, coloque uma gordura dessas em um prato e deixe esfriar, olhe para aquela gosma que se forma e pense aquilo dentro do seu corpo, e mais pense a quanto tempo você faz isso com o seu corpo, creio que essa consciência seja necessária, pois só assim você não sucumbirá as tentações.

O que fiz nesse dito primeiro mês, pois bem, quase virei um coelho comendo “só mato”(risos) quer dizer muita salada verde e crua(use e abuse das saladas), legumes cozidos no vapor (não é tão ruim assim, coloque azeite e molho de soja fica uma delícia), um pouco de arroz e um pouco de feijão, uma carne magra e lá estava uma refeição leve e saudável. O corinha é ter frutas a tira colo sempre, principalmente nos intervalos das refeições.

Uma coisa importante tome muita água sempre.

A noite é a hora que a fome parece não ter fim e creio que essa é a hora mais perigosa do dia, as tentações noturnas que nos assolam, mas calma meus queridos(as) tudo tem solução.

Como tinha de baixar o colesterol, aproveitei a noite para tomar vitaminas bem nutritivas e o melhor que faz a fome desaparecer da sua vida (pelo menos na noite negra... risos). O que fiz preparei no liquidificador leite de soja (compre um bom de caixinha que lhe salva a vida, tem muito cálcio e é nutritivo), fruta, amaranto, aveia e a famosa berinjela (essa você corta em cubinhos põe no freezer), açúcar. Bata tudo faça pelo menos uns dois copos, vai saciar a sua fome, é claro que você pode acompanhar com torrada ou pão integral.

No primeiro você não deve fugir disso no mínimo você perde uns 4 quilos e com saúde, você pode acelerar os resultados, começando uma boa caminhada (disse caminhada e não sair para passear na rua, mantenha o foco e o ritmo na caminhada).

Segundo mês.

(Lembre-se que a partir desse 2º mês o peso passa a baixar mais lentamente, então não se desespere)

Caso você sobreviva ao primeiro mês (rolando de rir... é brincadeira hein), ao começar o segundo mês, você não fugirá muito da sua dieta, lembre-se, falta mais um mês.

Importante que você sinta o resultado e veja que pode conseguir muito mais. Dieta equilibrada nos moldes do primeiro mês e em um dia da semana, você pode se sentir uma pessoa, como aquela pessoa velha do seu passado e fugir um pouco da sua dieta (UM DIA SÓ DA SEMANA!!), caso você faça disso um hábito vai sabotar o seu mês e pode ter uma recaída.

Nesse segundo mês faça sua caminhada em um ritmo mais acelerado, e na medida do possível comece a alternar caminhada e corrida, e como você fará isso? Vejamos meu caros(as) nas vias públicas de nossas cidades temos postes de iluminação, você pode andar dois postes(I..I..I entendeu não é?) e correr um poste (I...I), fazendo isso as coisas começarão a ficar mais leves na sua vida, principalmente no seu peso corporal.

Terceiro mês.

Continua o estado de manutenção dos ganhos alcançados, não descuide da dieta ela é muito importante, que para ao final desse mês seu objetivo seja alcançado, então siga rigorosamente a dieta, o que pode fazer a noite é comer salada com uma boa carne branca magra e alterne com seu suco saudável.

Agora que você está se exercita, é importante que faça isso pelo menos quatro vezes por semana, sei meu querido(a) que a preguiça vai falar mais alto nessa hora, mas quando você sair para andar e correr se sentirá muito melhor, isso eu garanto.

E o que faremos em relação aos exercícios? Podemos a partir de agora andar um poste e correr dois postes, faça isso por pelo menos uns 45 minutos os resultados serão maravilhosos, você sentirá o peso baixar e começará a comprar calças novas, os números cairão que nem os das da bolsa em dia de crise.

A partir do quarto mês.

Meus amigos(as) espero sinceramente que ao chegar no quarto, perca pelo menos os 10 quilos que deseja ou pelo menos, chegará muito perto isso eu garanto. Você deve ter visto que não será uma missão impossível, eu consegui então você conseguirá. Uma coisa que tem de se lembrar sempre é o que as nossas avós e mães diziam “O OLHO É MAIOR QUE A BARRIGA” então procure comer um pouco apenas, mastigue bem e verá que não precisa repetir.

Uma coisa que deve continuar evitando é aquela gordura maléfica, agora a partir desse momento se for a um aniversário, está liberando um pedaço pequeno daquele bolo recheado, mas lembre-se só um pedacinho. Lembre-se sua mente é mais forte que o estômago.

Quanto aos exercícios creio que já pode começar a correr, comece com uma distância menor e vá aumentando, uma boa dica é começar correndo uma distância e depois voltar andando a mesma distância, e aos pouco verá que tem fôlego para dar e vender e fará os dois trajetos correndo tranquilamente.

Caso não goste de correr (ou não sente segurança e essa não mesmo a sua praia) e se gosta de academia se gosta de malhar em local seguro e fechado, mas se começar a virar monótono a ação de ir para a academia e repetir todos os dias aqueles mesmos movimentos, uma dica bem legai é tentar por um mês as artes marciais, aulas de boxe, muai thai ou jiu-jítsu.

Então vejam que as possibilidades são enormes e não tem desculpa para voltar a ter aquela cinturinha de ovo e pior ter a saúde comprometida, podemos viver e muito, mas com qualidade de vida, olhe para o seu amor ao seu lado, para o seu filho, seu neto, vale a pena viver.

Fazendo isso dificilmente voltará a ter o efeito sanfona das dietas passageiras.

Abraços e tudo de bom.

Ronaib Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário